terça-feira, 16 junho 2026

Prefeitura de Garopaba discute com CASAN soluções para o tratamento de esgoto

Prefeito Junior e equipe se reúnem com CASAN, que tem uma semana para apresentar plano de ação.
Foto: Prefeitura de Garopaba
Foto: Prefeitura de Garopaba

Nesta quarta-feira (9), o prefeito de Garopaba, Junior de Abreu Bento, o procurador-geral Henrique Telles Vargas, o procurador Jean Nascimento Pacheco e a diretora de Comunicação Emily Brunato, estiveram na sede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), em Florianópolis. O encontro teve como objetivo pressionar a concessionária a apresentar soluções para o sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade, que enfrenta problemas crônicos, especialmente durante a alta temporada. A reunião também contou com a presença de membros da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

Junior Abreu destacou a urgência de uma resolução, afirmando que Garopaba não pode mais lidar com a falta de saneamento básico, principalmente em períodos de maior fluxo turístico. “Queremos soluções. Nossa cidade não pode mais esperar e ficar virando manchete de jornal com relação a falta de saneamento básico, ainda mais na alta temporada. Nós buscamos algo mais palpável e respostas da concessionária, que tem exclusividade nisso, prevista em contrato. Se não entrarmos em um consenso, vamos ter que tomar outras deliberações”, declarou o prefeito. Desde 2021, a administração municipal busca alternativas para solucionar o problema, em conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento, que exige que 90% da população tenha acesso ao tratamento de esgoto até 2033.

Durante o encontro, Edson Moritz, diretor-presidente da CASAN, reconheceu a gravidade da situação em Garopaba e sugeriu alternativas como a possibilidade de uma Parceria Público-Privada ou um convênio. Nesse modelo, a CASAN destinaria recursos para a prefeitura, que seria responsável pela obra da estação de tratamento de esgoto, enquanto a CASAN continuaria a operar o sistema. Ficou acordado que a concessionária apresentará uma proposta com parecer jurídico no prazo de uma semana.

Além das autoridades municipais e do diretor-presidente da CASAN, participaram da reunião os seguintes profissionais da companhia: o engenheiro químico Alexandre Bach, o diretor de operação e expansão Pedro Joel, o engenheiro sanitarista Felipe Gustavo e a gerente de inovação e novos negócios Rachel Beatriz Fidelis. Representando a Aresc, também estiveram presentes Carlos Eduardo, gerente de regulação e contratos, João Marcelo Freta, do setor jurídico, e Ademir Izidoro, diretor de saneamento.

Fonte: Prefeitura de Garopaba

Leia também

Compartilhe a notícia

Últimas notícias em Garopaba.sc

Como integrar áreas verdes aos projetos para ampliar conforto, sustentabilidade e valorização dos imóveis.
Acidente ocorreu na noite de domingo (14) na trilha de acesso à Pedra Branca, na Praia do Ouvidor; vítima foi levada ao Pronto Atendimento.
Abordagem da Polícia Militar durante fiscalização de trânsito no bairro Limpa identificou ordem judicial em aberto contra motorista de 46 anos.

Receba tudo em
seu e-mail

Assinatura Boas Vindas R$0,00/mês