Garopaba realizará no domingo (28) o Pedal Inaugural do Circuito de Cicloturismo, evento que marca a abertura oficial da nova rota voltada ao esporte, lazer e turismo sustentável no município. A concentração está programada para as 8h30, na Praça Governador Ivo Silveira, reunindo ciclistas e entusiastas da região para um percurso de aproximadamente 25 quilômetros.
A atividade foi planejada para apresentar à comunidade a estrutura do circuito e proporcionar uma experiência acessível a participantes de diferentes níveis de experiência. Embora o projeto contemple trajetos com variados graus de dificuldade, o percurso inaugural foi definido com características mais acolhedoras, buscando ampliar a participação do público.
Além de percorrer parte das rotas, os participantes poderão conhecer as paisagens naturais e os principais atrativos integrados ao circuito. Conforme a organização, o evento também permitirá que os ciclistas se familiarizem com o sistema de sinalização implantado ao longo dos trajetos, compreendendo na prática o funcionamento da navegação pelas rotas.
A implantação do Circuito de Cicloturismo representa uma nova etapa para o desenvolvimento do turismo ativo em Garopaba. A iniciativa busca incentivar a prática esportiva, valorizar os patrimônios natural e cultural do município e ampliar as opções de lazer para moradores e visitantes.
Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Sérgio Lima, o projeto possui impacto que vai além da atividade esportiva.
“Esse circuito de cicloturismo é um projeto que vai muito além do esporte. Ele fortalece o turismo sustentável, valoriza nossas paisagens naturais e cria uma nova forma de viver e experienciar Garopaba. O pedal inaugural é o primeiro passo de um projeto que vai integrar comunidade, visitantes e natureza em um mesmo percurso.”
De acordo com a administração municipal, o evento é aberto à comunidade e pretende celebrar o início das atividades do circuito, consolidando Garopaba como destino para experiências ligadas ao turismo sustentável e ao contato com a natureza sobre duas rodas.
*Com informações da PMG