terça-feira, 16 junho 2026

Exposições e palestras marcam Semana do Meio Ambiente no IFSC Garopaba

Programação reúne oficinas, palestras, exposições e atividades educativas durante todo o mês de junho.
Foto: Divulgação/IFSC Garopaba
Foto: Divulgação/IFSC Garopaba

O IFSC Câmpus Garopaba inicia nesta segunda-feira (1º) a Semana do Meio Ambiente, com uma programação que reúne oficinas, palestras, exposições, atividades culturais e ações educativas voltadas à sustentabilidade. As atividades seguem durante o mês de junho e envolvem estudantes, servidores e, em alguns casos, a comunidade externa.

A programação começa nesta segunda-feira (1º) com a Oficina de Iniciação à Observação de Aves, destinada a estudantes dos cursos de Guia de Turismo e Gestão Ambiental. A atividade será conduzida por Diego dos Anjos Souza, representante do Clube de Observadores de Aves de Imbituba (COA Imbituba) e da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF).

Também nesta segunda-feira (1º) tem início a atividade “Refletindo sobre Sustentabilidade em Inglês”, que seguirá até sexta-feira (19). A proposta envolve estudantes das turmas LAZER 25 e 26, INFO 24 e INFO 26.

Entre segunda-feira (1º) e quarta-feira (3), a biblioteca do câmpus receberá uma exposição do Instituto Australis. A mostra ficará aberta das 8h às 20h para visitação da comunidade acadêmica e do público externo.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente ocorre na terça-feira (2), das 10h10 às 11h, no Centro Multiuso. Na ocasião, será apresentado o Programa Mare Nostrum de Cultura Oceânica do IFSC pelo professor doutor Eduardo Cargnin. Participam estudantes das turmas ADM 26, Gestão Ambiental, LAZER 25 e 26 e INFO 26.

Ainda na terça-feira (2), às 15h40, será realizada a palestra “Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos e Energia”, ministrada pelo doutor Rafael Nino Muniz. O encontro será voltado às turmas INFO 24 e LAZER 25.

Outra atividade prevista é a exposição “Tornando Bandos Invisíveis: observe e conserve as aves”, que ficará disponível entre terça-feira (2) e sexta-feira (12) no corredor do bloco B. A visitação será aberta à comunidade acadêmica.

Na quarta-feira (3), estudantes e egressos do curso de Gestão Ambiental participarão da atividade “Entre a Formação e a Ação: diálogos entre estudantes e egressos de Gestão Ambiental”. O encontro ocorre das 8h30 às 11h no Centro Multiuso.

Já na quarta-feira (10), a programação contará com exposições interativas sobre temas relacionados ao meio ambiente, consumo e responsabilidade. As atividades serão realizadas das 9h30 às 12h e envolverão todos os estudantes do câmpus.

Na mesma data, ocorrerá o projeto “Farmando Aura: Farma aura, limpa o set e mantém o hype”, das 9h às 11h, direcionado às turmas ADM 2026 e INFO 2026.

Além disso, durante todo o mês de junho, o hall de entrada do IFSC Garopaba receberá um painel sobre mudanças climáticas, disponível para toda a comunidade acadêmica.

De acordo com a organização, a Semana do Meio Ambiente conta com o apoio do Clube de Observadores de Aves de Imbituba, da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) e do ProFRANCA/Instituto Australis.

Leia também

Compartilhe a notícia

Últimas notícias em Garopaba.sc

Como integrar áreas verdes aos projetos para ampliar conforto, sustentabilidade e valorização dos imóveis.
Acidente ocorreu na noite de domingo (14) na trilha de acesso à Pedra Branca, na Praia do Ouvidor; vítima foi levada ao Pronto Atendimento.
Abordagem da Polícia Militar durante fiscalização de trânsito no bairro Limpa identificou ordem judicial em aberto contra motorista de 46 anos.

Receba tudo em
seu e-mail

Assinatura Boas Vindas R$0,00/mês