sexta-feira, 26 junho 2026

Trio de argentinos é condenado por morte de compatriota na Praia da Ferrugem

Penas somam 21 anos de prisão por crime ocorrido em 2006; julgamento ocorreu no Tribunal do Júri de Garopaba.
Foto: Divulgação/PMSC
Foto: Divulgação/PMSC

O Tribunal do Júri da Comarca de Garopaba condenou, na quarta-feira (26), três argentinos pelo crime de lesão corporal seguida de morte contra um compatriota na Praia da Ferrugem. O crime ocorreu em 19 de janeiro de 2006, e as penas aplicadas totalizam 21 anos de prisão em regime semiaberto.

Os réus estavam envolvidos em uma briga generalizada entre veranistas, próximo a uma pousada na Praia da Ferrugem. Segundo a denúncia, a vítima, um jovem de 23 anos, apenas observava o confronto quando fez um comentário crítico sobre a violência de argentinos em viagens ao exterior.

Irritados, dois dos acusados iniciaram uma agressão, sendo que um deles desferiu um soco na vítima, que caiu e bateu a cabeça. Em seguida, o terceiro réu arremessou uma pedra de 17,5 quilos contra a cabeça do jovem, que morreu no local. O laudo pericial apontou que a causa da morte foi traumatismo cranioencefálico.

Processo teve morosidade devido à necessidade de cooperação internacional

O caso teve grande repercussão na Argentina. Os condenados são naturais de Corrientes, capital da província homônima, localizada a cerca de 900 quilômetros de Buenos Aires.

O fato de os envolvidos e boa parte das testemunhas serem estrangeiros atrasou o andamento do processo, exigindo a expedição de diversas cartas rogatórias para comunicação entre os sistemas judiciais do Brasil e da Argentina. Essa necessidade resultou na dilatação dos prazos processuais, o que contribuiu para que o julgamento ocorresse quase duas décadas após o crime.

Leia também

Compartilhe a notícia

Últimas notícias em Garopaba.sc

Percurso de aproximadamente 25 quilômetros foi planejado para receber ciclistas de diferentes níveis de experiência.
Segundo a Polícia Militar, drogas foram encontradas dentro do veículo durante uma fiscalização realizada no bairro Ambrósio, na noite de segunda-feira (22).
Jovens nascidos em 2008 devem regularizar a situação até 30 de junho para evitar restrições futuras.

Receba tudo em
seu e-mail

Assinatura Boas Vindas R$0,00/mês