Os jovens do sexo masculino nascidos em 2008 têm até terça-feira (30) para realizar o alistamento militar obrigatório. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente na Junta de Serviço Militar de Garopaba.
De acordo com a Junta de Serviço Militar, o alistamento é obrigatório para os brasileiros que completam 18 anos em 2026. Além disso, a regularização dentro do prazo evita restrições futuras relacionadas à emissão de documentos, obtenção de passaporte, matrícula em instituições de ensino superior e participação em concursos públicos.
O cadastro pode ser realizado de forma on-line por meio do site alistamento.eb.mil.br. Por outro lado, quem preferir também pode comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar de Garopaba, localizada no salão da Igreja Matriz.
Para efetuar o alistamento, os jovens devem apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Conforme a orientação da Junta Militar, a documentação é necessária tanto para o atendimento presencial quanto para eventuais conferências cadastrais.
Além dos jovens do sexo masculino, o Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, regulamentou o Serviço Militar Inicial Feminino, permitindo que mulheres voluntárias também possam se alistar para servir às Forças Armadas.
A Junta de Serviço Militar de Garopaba atende de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3254-8153.
Serviço
Prazo final: terça-feira (30)
Público-alvo: jovens do sexo masculino nascidos em 2008
Documentos necessários: documento com foto, CPF e comprovante de residência
Alistamento on-line: alistamento.eb.mil.br
Atendimento presencial: Junta de Serviço Militar de Garopaba (Salão da Igreja Matriz)
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00
Informações: (48) 3254-8153